Wednesday, October 22, 2008

publicitário inescrupuloso... really sux


Há muito tempo a publicidade tem me dado verdadeiros arrepios. Sendo um consumidor, como você, fico atônito com o volume de armadilhas e engôdos que nos são empurrados diariamente. A cada comercial, sms, viral, span, filipeta e afins sinto a angústia de um condenado à frente do pelotão de fuzilamento do consumismo. Tudo é uma ação, uma estratégia... uma venda. Todos os segundo do meu dia são recheados de anúncios querendo me vender algo.

Não quero ser hipócrita ou ingênuo. Os anúncios existem porque compro, e com certeza, compro porque eles existem. Esse deveria ser um círculo amistoso e de conquista e não vicioso e sem regras. Como muitos brasileiros tive, durante muito tempo, paixão e orgulho pela publicidade brasileira. A hora do comercial era sempre divertida e nos enchia de vontade de participar daquela fábula de trinta segundos. Hoje em dia, temo por quem está na sala comigo. Será que meus sobrinhos são o "target" da novela das 8? Eles nem precisam assistir a novela. O simples fato de passarem em frente a tela (para pegar água que seja) pode ser um problema. Nínguém, que conheço, gostaria de entrar nos detalhes biológicos de como um casal (gay ou hétero, nunca se sabe) se comporta daquela forma em um anúncio de perfume, para uma criança depois da sobremesa. Lastimável.

Quando passamos a observar os criadores dessas pérolas, percebemos que são como nós. Humanos, passíveis de erros e com uma ganância um pouco distorcida. Um belo exemplo do tipo de profissional que rege nossos desejos é o vídeo acima,  onde Fábio Fernandes, da F/NAZCA e Nizan Guanaes, da Africa, trocaram farpas e até ofensas pessoais diretas durante o evento MaxiMidia 2008 que ocorreu há algun dias. Fica nítido o que menos importa: o público (ou devo dizer alvo). Egocentrismo, pessimismo, falácia, difamação, constrangimento e desespero são algumas palavras que me vieram a cabeça enquanto assistia. Vivemos em uma terra de Malrboro, sem cowboy.

3 comments:

Anonymous said...

E o vídeo foi retirado.... uma pena. Ser escroto é fácil, difícil é ter coragem de se assumir escroto... falar o que quer e depois deixar registrado pra quem quiser ver e aguentar o retorno. Nizan é um ícone do mau caratismo..

Johnny Sux said...

Obrigado pelo aviso. Fui rápido no gatilho e encontrei o mesmo vídeo no Vimeo.

Anonymous said...

Eu vi esse vídeo aí.. esse coroa é muito chato...
Fala sério, tem que inovar esa droga toda que a gente vê por aí...

Post a Comment